CONCURSO DA LOGOMARCA DA 3ª SEMANA SOTEROPOLITANA DE ARQUITETURA
Coordenação: DEA (Diretório dos Estudantes de Arquitetura da UFBA) / PROJECTA
A Comissão Organizadora da 3ª Semana Soteropolitana de Arquitetura (COMORG III SSA), coordenada pelo Diretório dos Estudantes de Arquitetura da UFBA (DEA) e pela Projecta (empresa júnior de arquitetura e urbanismo da UFBA), CONVOCA através do presente edital, todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Bahia a participarem do concurso para a logomarca da 3ª Semana Soteropolitana de Arquitetura. A COMORG III SSA, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização do Concurso.
- O presente concurso será regido por este Edital e será executado na Faculdade de Arquitetura da UFBA.
- Até o dia 15 a Comissão Organizadora do Concurso responderá possíveis dúvidas sobre o edital.
DO CONTEÚDO
- O Concurso visa produzir uma “logomarca” para a 3ª Semana Soteropolitana de Arquitetura.
- Por “logomarca”, a Comissão Organizadora do Concurso entende uma imagem que represente a 3ª Semana de Arquitetura e que sirva à campanha de divulgação.
- Essa imagem deve conter em si ou mostrar como se relaciona visual/graficamente com o nome do evento (completo: “3ª Semana Soteropolitana de Arquitetura”; abreviado: “III SSA” ou “3ª SSA”) e o título-tema (“Fluxos e Fixos”).
- Deve ser flexível às diversas plataformas em que será usada: camisas, internet, cartazes etc.
- Deve estar de acordo com o tema do evento, cujo título é “Fluxos e Fixos”, que estará explicado em textos disponibilizados pela Comissão Organizadora nos meios de mídia da III SSA (blog: terceirassa.blogspot.com, rede social “facebook” através do perfil facebook.com/deaufba e/ou ainda nos blogs do DEA, dea-faufba.blogspot.com, e da Projecta, projecta.blogspot.com).
CRONOGRAMA
- 31/05/2011 – Abertura do concurso: publicação do edital e início das inscrições.
- 10/06/2011 – Último dia de inscrições, até às 21h.
- 17/06/2011 – Entrega dos trabalhos dos candidatos à Comissão Organizadora.
- 20/06/2011 – Avaliação dos trabalhos pela Banca Julgadora.
- 23/06/2011 – Divulgação do resultado do concurso.
- Caso o cronograma seja alterado, o candidato será avisado dessa mudança pelo e-mail fornecido no momento da inscrição e pelo blog do evento (terceirassa.blogspot.com) .
DAS ETAPAS
A seleção para o concurso constará das seguintes etapas:
a) Inscrição Preliminar;
b) Entrega do Material;
c) Avaliação do material e Decisão pela Banca Julgadora.
DA INSCRIÇÃO E DOS REQUISITOS
· A inscrição/autoria do trabalho poderá ser individual ou em equipe.
· O candidato (ou todos os membros da equipe) deve estar regulamente matriculado em qualquer curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado da Bahia.
· A inscrição será feita pela Internet. O candidato deverá mandar um e-mail para o endereço terceira.ssa@gmail.com, com assunto “concurso”, contendo seu nome completo, instituição na qual está matriculado, telefone e e-mail para contato. No caso de inscrições de equipes, um dos integrantes se inscreve normalmente, mas envia também os nomes completos e instituição de origem dos outros integrantes.
· O candidato (ou equipe) estará oficialmente inscrito no concurso ao receber um e-mail da Comissão Organizadora confirmando.
· Nenhum valor será cobrado em qualquer etapa do concurso.
DO MATERIAL
- Deverá ser entregue à Comissão Organizadora do Concurso um envelope, contendo:
a. o manual da logomarca;
b. CD-ROM* com versão digital da logomarca (que não é necessário caso mande por e-mail, conforme explicado a seguir);
c. ficha de identificação.
- O manual da logomarca deve conter a marca, apresentá-la e explicá-la. Deve ser composto de, no máximo 4 páginas em formato A4, contendo:
a. texto explicativo da logomarca (de no máximo 1 página de extensão na soma de suas partes, tomando a fonte Arial tamanho 12 como referência);
b. apresentação gráfica da logomarca, de suas relações com o nome do evento e título-tema; e o que mais o candidato julgar necessário.
- A versão digital da logomarca com suas relações com o nome do evento e o título-tema deverá:
a. ou ser enviada em anexo para o e-mail terceira.ssa@gmail.com, contendo o corpo do e-mail as mesmas informações da ficha de identificação (o envio deve ser feito no dia da entrega dos trabalhos, conforme o cronograma);
b. ou estar contida num CD-ROM, dentro do envelope dito acima.
- A versão pode ser digitalizada (“escaneada”) e deve estar nos formatos JPEG ou BITMAP, em boa resolução.
- A ficha de identificação deverá ser no formato A4, conter as mesmas informações fornecidas no ato da inscrição.
- O candidato cujo material estiver em desacordo com o explicitado neste edital será desclassificado.
Da Avaliação
- A avaliação será feita por três professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA.
- Os professores irão avaliar se o conteúdo entregue está de acordo com o exigido neste edital e prosseguirão a avaliar a pertinência da idéia apresentada em termos conceituais e funcionais.
- A decisão da Banca Julgadora é soberana.
- Caso julgue insatisfatórios os trabalhos apresentados, a Banca poderá não nomear vencedor.
DA ENTREGA
- O material deve ser entregue no dia 17/06/2011, entre as 9h e as 18h, na sede do DEA (Diretório dos Estudantes de Arquitetura da UFBA), localizada na Faculdade de Arquitetura da UFBA (Rua Caetano Moura, 188 – Federação. Salvador-BA).
- O candidato que não entregar o material dentro do prazo estimado estará automaticamente desclassificado do concurso.
DA PREMIAÇÃO E DO TRABALHO VENCEDOR
- Os prêmios serão livros relacionados às áreas de arquitetura, programação visual e afins. Os títulos dos livros e a sua maneira de distribuição entre os candidatos melhores colocados serão divulgados antes do dia 20/06/2011, através do blog (terceirassa.blogspot.com), pela rede social “facebook”, através do perfil facebook.com/deaufba, e ainda nos blogs do DEA (dea-faufba.blogspot.com) e da Projecta (projecta.blogspot.com).
- O trabalho vencedor será usado na campanha gráfica da 3ª Semana Soteropolitana da Arquitetura, com os devidos créditos explicitados. O autor do trabalho vencedor cederá, portanto, automaticamente no ato da inscrição, os direitos de uso sobre sua obra.
Salvador, 31 de maio de 2011.