Carta de Apresentação

1. RESUMO

Nome
3ª Semana Soteropolitana de Arquitetura
(também “3ª Semana de Arquitetura”, “III SSA”, “3ª SSA”.)

Caráter
Cultural-pedagógico, sem fins lucrativos.

Público
Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de 6 Faculdades, além dos estudantes de edificações, decoração, design, engenharia civil e jovens arquitetos.

Período e local
de 27 a 30 de setembro de 2011, em todos os turnos, na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Atividades
Cursos, oficinas, workshop’s, palestras, mesas redondas, intervenções urbanas, concursos, confraternizações e apresentações culturais.

Tema
Fluxos e Fixos, com os eixos: Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Infraestrutura Urbana e Arquitetura e Mercados.

Comissão organizadora: Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. da UNIFACS e da UNIME, apoiados pela PROJECTA (empresa júnior de arquitetura e urbanismo e pelo DEA (Diretório dos Estudantes de Arquitetura dsa UFBA) e pelos Da’s e Ca’s da UNIFACS e UNIME.

Contato: terceira.ssa@gmail.com
(71) 92564761 (Andrié Silva)
(71) 91036335 (Matheus Lins)
(71) 8822 5556 (Ísis Piauhy)

2. CONHEÇA A SEMANA DE ARQUITETURA:

IDEALIZAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONTEXTO

Além de ser o código internacional que representa a cidade de Salvador, “SSA” refere-se a Semana Soteropolitana de Arquitetura. Esta feliz coincidência é acompanhada pela motivação pela qual as primeiras edições ocorram e esta nova, a 3ª das Semanas de Arquitetura, ocorrerá. As SSA’s são encontros que visam estimular a troca de conhecimento sobre a arquitetura, o urbanismo e campos afins, que dizem respeito às cidades. E, claro, Salvador, como cidade central da maior região metropolitana do nordeste tem especial enfoque no evento.

As primeiras edições (1ª e 2ª) da Semana Soteropolitana de Arquitetura ocorreram no ano de 2007, uma em cada semestre acadêmico, com os temas “Boom imobiliário” e “A cidade que temos e a cidade que queremos”, respectivamente. Organizadas essencialmente por estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA) e de outras faculdades de arquitetura de Salvador, foram bem sucedidas em seus objetivos de integração e aprendizagem, a contar pelos depoimentos de estudantes que participaram de tais edições e que estão muito animados com a proximidade de mais uma Semana.

As Semanas de Arquitetura são realizadas em várias cidades, reunem e congregam todas as faculdades de arquitetura e urbanismo de uma dada região. Têm caráter essencialmente estudantil, estimulando a iniciativa, as habilidades e a união entre estudantes em torno das questões da arquitetura e da cidade. Sua organização e produção são estudantis, além da realização da maioria das atividades e, claro, da participação em todas elas.

Esta edição da “Semana de Arquitetura” entra num calendário maior, que culminará no  XXXVI ENEA (Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura), maior e mais tradicional evento de estudantes do país, que será em Salvador, ano que vem. Assim, recebe apoio também das entidades estudantis (diretórios e centros acadêmicos) de quatro Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da região metropolitana Salvador, em especial do DEA (Diretório dos Estudantes de Arquitetura da UFBA) e da PROJECTA (empresa júnior de arq. e urb. da UFBA).


OBJETIVOS, TEMA, ATIVIDADES.

Nesta edição, começa numa terça-feira e termina numa sexta, durante quatro dias em que os estudantes das faculdades de arquitetura da região e outros interessados vêm à FAUFBA e se voltam a atividades (palestras, oficinas, vivências, práticas, confraternizações, apresentações, workshops, concursos, que ocorrem durante todo o dia), de intensa troca de experiências, conhecimentos, impressões a respeito da arquitetura, do urbanismo, do paisagismo, do design e todos os campos afins, balizados por um tema.

Neste ano, o tema da SSA será “Fluxos e fixos”. Originalmente, “Fluxos” e “Fixos” são termos de um conceito empregado no estudo espaço geográfico criado pelo grande geógrafo baiano Milton Santos. Dez anos após seu falecimento, a Semana de Arquitetura  faz uma interpretação ampla e livre dos termos, a fim de abarcar uma discussão sobre a cidade, atendo às questões levantadas pelos próprios alunos que se resumem em Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Infraestrutura Urbana e Arquitetura e Mercados.

As Semanas Soteropolitana de Arquitetura sempre foram voltadas para a prática e para uma “desformalização” (”desformatação”, deformação, desconstrução) do modo como adquirir conhecimento. Um evento que se diferencia da rotina das salas de aula e das palestras que ocorrem corriqueiramente. O que é necessário, uma vez que os estudantes de arquitetura, geralmente muito jovens, sentem uma certa “desincronia” entre a maneira de ensinar e melhor maneira de aprender, ainda mais quando se trata do conhecimento arquitetônico urbanístico que tem um caráter muito prático.

Se na sala de aula o conhecimento se mostra demasiado teórico, estanque e centralizado, a Semana de Arquitetura inverte essa relação. O objetivo principal é a troca de conhecimento entre os estudantes, o que é propiciado sobretudo pelo formato de “oficina”, em que um aluno ensina ao outro. Como trata da cidade, existe um enfoque em atividades externas, vivência do espaço urbano. Já os conteúdos muito teóricos, dados sob forma de palestras, procuram ser subvertidos no seu formato, de diversas maneiras, tornando uma relação mais horizontal.

O PÚBLICO

O público a esperado na III SSA é composto de pessoas da Região Metropolitana de Salvador, principalmente estudantes, que se interessem por arquitetura e seus temas afins.

Centralmente, esperam-se  os estudantes das cursos de Arquitetura e Urbanismo de todos os turnos e estágios da graduação e pós-graduação da UFBA, da UNIFACS (Universidade Salvador), da UNIJORGE (Faculdade Jorge Amado), da UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura), da Faculdade Ruy Barbosa, além dos graduandos do curso de Urbanismo da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). O que totaliza cerca de 2250 estudantes, o público, porém, não se limita, estendendo-se aos alunos dos cursos de belas-artes, de biologia e de engenharia civil, os técnicos em edificações e decoração e os jovens arquitetos.






SEJA PARCEIRO DA SEMANA DE ARQUITETURA

A Semana Soteropolitana de Arquitetura é um evento heterogêneo e agregador, só é possível realizá-lo em parceiria com a comunidade, seja de estudantes e professores, seja de empresas e profissionais

Seja parceiro da Semana de Arquitetura, entre em contato com a gente!

terceira.ssa@gmail.com

8822 5556, Ísis Piauhy
8853 6271, Dilton Lopes
8732 6652, Andrié Silva